Uhm… O verbo TO BE ainda não está 100% ? Ainda resta alguma dúvida? Então vamos lá!
O verbo To Be, o famoso verbo que nós vimos milhares e milhares de vezes na escola! O grande! O chato! Hehehe!! Mas o que ele significa? Para que ele serve? Como podemos usá-lo?
A resposta é bem simples. Ele é o verbo “ser” ou verbo “estar” em Português. Mas como assim? No Inglês temos apenas um verbo para expressar o “ser” e o “estar”. Ou seja, é necessário que memorizemos apenas um verbo para esses dois tipos de situações. Mas primeiro veja comigo como conjugamos o verbo “ser” o verbo “estar” em Português!
Eu sou
Tu és
Ele / Ela é
Nós somos
Vós sois
Eles / elas são
Complicado lembrar disso tudo, não?! Se você perceber, no Português para o verbo ser nós temos 6 variações na conjugação, e o mesmo se sucede com o verbo estar. As boas notícias é que no Inglês isso não acontece. Veja como é mais simples.
Ou seja, quantas variações nós temos? Uma, duas e TRÊS! Somente TRÊS! É muito mais fácil que o Português!
Nós só temos o am / is / are!
Então, para se falar “Eu sou” ou “Eu estou” em Inglês, é necessário apenas utilizar o pronome “I” (Eu) com a conjugação do verbo TO BE, ou seja, “am”. Veja alguns exemplos!
– I am John. (Eu sou o John.)
– I am fine. (Eu estou bem.)
Veja um exemplo com outro pronome!
– He is from France. (Ele é da França.)
– He is not sad. (Ele não está triste.)
Legal! Nesse último exemplo você percebeu que foi acrescentado a partícula “not”. Essa palavra tem o poder de negar a frase, ou seja, a frase passa a ser negativa. Veja outro exemplo!
– They are brothers. (Eles são irmãos.)
– They are not brothers. (Eles não são irmãos.)
Viu como é fácil montar frases em Inglês?! Principalmente utilizando esse famoso VERBO TO BE!
Agora para fazer pergunta muda-se algo? Sim! Quando fazemos uma pergunta em Inglês utilizando o verbo “ser” ou verbo “estar”, temos que mudar a ordem entre o pronome e o verbo. Veja o exemplo para ficar mais claro:
– She is Brazilian. (Ela é brasileira.) (FRASE AFIRMATIVA)
– Is she Brazilian? (Ela é brasileira?) (FRASE INTERROGATIVA)
Podemos perceber então que há uma mudança na ordem do verbo em relação ao pronome! No entanto, a tradução se mantem. Veja outro exemplo!
– It is a cat. (Ele é um gato. / Isso é um gato.)
– Is it a cat? (Ele é um gato? / Isso é um gato?)
Novamente o “is” trocou de posição com o pronome “It”. Isso acontecerá com todos os pronomes e suas respectivas conjugações do verbo TO BE! Veja essa tabela para memorizar tudinho!
Por: Adonias Sampaio
Muito bom! Obrigada!