Já pensou em programação? Mas, antes disso, você sabe o que é isso?
Programação é uma maneira de explicar ao computador o que ele tem que fazer. Os computadores não aprendem sozinho as suas tarefas, logo precisam de um programador para fazer ensinar a ele o que fazer. Essa explicação é feita por meio de uma linguagem de programação. Há diversas linguagens como por exemplo: Java, Python, C, JavaScript, etc. No entanto, hoje teremos o primeiro contato com uma linguagem que é largamente utilizada atualmente, o JavaScript.
O JavaScript serve para muitas finalidades, desde adicionar dinamicidade a um web site até fazer aplicativos com base de dados e muito mais coisa.
Para você ter o primeiro contato com o mundo da programação, sem precisar fazer o download de nada, eu quero que você vá até o Google Chrome, abra uma nova aba e digite na barra de endereço:
about:blank
Temos uma página vazia. Agora você pressionará Ctrl + Shift + I e console será aberto.
Aqui você pode escrever JavaScript! Há outras maneiras também de escrever JavaScript como usar editores de Texto, no entanto como esse é o nosso primeiro contato, vamos usar o console por agora.
No console você escreverá:
alert(“Olá, Adonis”);
O alert é uma função que exibirá uma caixa de diálogo com um texto que é definido entre aspas dentro do parêntesis. Sinta-se livre para trocar o meu nome pelo seu.
Podemos fazer muito mais coisa em JavaScript, mas isso é assunto para um novo tutorial. Por isso, fiquem ligados!
Parece fácil…vou tentar…eatá bem explicado