Presente em Inglês! Saiba o porque dele ser simples!

Presente em Inglês – Parte 1

Presente? Nesse post vamos falar do presente simples em Inglês e dos verbos nesse tempo verbal. Para deixar mais claro, vamos perceber a facilidade que a língua inglesa trata disso. Porém eu quero que você pense comigo. Como é o presente em Português? Vamos conjugar o verbo “CANTAR” em Português.

verbo cantar em português

 

Podemos perceber que há várias terminações diferentes para o verbo “CANTAR” seguindo a sua respectiva conjugação. Ao todo são seis na língua Portuguesa. Você pode perceber que no espanhol também são seis. Veja a tabela abaixo!

Verbo cantar em Espanhol

 

Se você perceber, também são seis terminações diferentes. O mesmo ocorre com o verbo cantare (cantar) em Italiano. Também são seis terminações diferentes! Parece que línguas latinas tem essa semelhança.

Mas e o Inglês? É assim também? A resposta é não! No inglês só tem DUAS TERMINAÇÕES DIFERENTES! Ou seja, a conjugação é bem mais fácil e simples. Vamos conhecer a conjugação do verbo “TO SING” em Inglês (verbo cantar em Português):

Verbo cantar (to sing) em Inglês

Podemos perceber que só há duas conjugações diferentes. Quando nós temos os pronomes He, She, It nós acrescentamos um “s” no final do verbo “To sing”. Outros verbos tendem a seguir este padrão, porém verbos terminados com “O, SH, CH, X”, como o verbo Go (ir) nós acrescentaremos mais a letra “e” antes da letra “s”. Veja o exemplo:

Verbo ir (to go) em Inglês

Agora para verbos que terminam com a letra “Y” temos que ligar o sinal de alerta! Pois temos que verificar a letra que precede a letra “Y”. Por exemplo, vamos analisar o verbo “Study”.

Podemos perceber que o verbo é terminado com a letra “Y” e a letra anterior ao “y” é a letra “D”, ou seja ma consoante! Quando isso acontece termos que jogar o “Y” fora e colocar uma terminação diferente. Veja no exemplo:

Verbo estudar (to study) em Inglês

 

Se vier uma vogal antes da letra “Y”, não é necessário fazer essa modificação, só o acréscimo da letra ”S” quando tivermos os pronomes “HE, SHE, IT” é o correto.

Precisamos lembrar que isso só acontece na forma afirmativa. Nas formas negativa e interrogativa a história é um pouquinho diferente, mas isso são palavras para um outro texto.

Preparei um post escrevendo sobre outro tipo de presente em Inglês: o presente contínuo. O link dele está logo aqui do lado: Presente Simples X Presente Contínuo

 

Por: Adonias Sampaio

Deixe seu comentário

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =